União Europeia

União Europeia

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Visita de Peritos de Energia de Moçambique | novembro 2023

 

No âmbito do Programa TAIEX da Comissão Europeia – Assistência Técnica a Países Terceiros, foi concluída com sucesso, a visita de estudo de uma delegação institucional da Eletricidade de Moçambique (EDM), a Portugal, que decorreu de 13 a 17 de novembro, dedicada ao tema «Energias Renováveis e a sua Integração na Rede Elétrica». Ao longo dessa semana, a DGEG e a delegação moçambicana da EDM tiveram a oportunidade de reforçar as relações bilaterais, através da organização de ações conjuntas que compreenderam a realização de diversas reuniões técnicas com os responsáveis e as equipas da Direção de Serviços de Relações Institucionais e de Mercado (DSRIM) e da Direção de Serviços da Energia Elétrica (DSEE). Foram também promovidas reuniões de trabalho com representantes da Cooperativa Elétrica Vale d`Este, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e da E-Redes. Foram realizadas visitas técnicas à Central Fotovoltaica de Pinhal Novo, ao Centro de Despacho da REN, às instalações do Despacho Norte da Rede Elétrica, à LIPOR II e à mini-hídrica de Pisões. 


 

Visita de Peritos de Energia de Marrocos | novembro de 2022

No âmbito do Programa TAIEX da Comissão Europeia (Assistência Técnica a Países Terceiros), foi concluída com sucesso, a visita de estudo de uma delegação institucional de Marrocos a Portugal, composta por representantes do Ministério da Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável, entre 21 e 25 de novembro, sob o tema «Energias Renováveis e Eficiência Energética». A DGEG e a Delegação marroquina tiveram a oportunidade de reforçar as relações bilaterais entre os dois países, através da organização de ações conjuntas que compreenderam a realização de reuniões técnicas com representantes das Direções de Serviços de Relações Institucionais e de Mercado (DSRIM), Sustentabilidade Energética (DSSE), Energia Elétrica (DSEE), a Divisão de Estudos, Investigação e Renováveis (DEIR), bem como a Agência para a Energia (ADENE), a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o Centro da Biomassa para a Energia (CBE). Foram realizadas visitas técnicas ao Edifício Solar XXI e ao Laboratório de testes de energia solar de concentração (CSP) do LNEG, à central solar flutuante e central hidroelétrica do Alqueva, ao edifício de construção sustentável e eficiente para habitação municipal, da GEBALIS, Fundação Champalimaud, e ao laboratório e instalações do Centro de Biomassa para Energia (CBE).


 

Visita de Peritos de Energia da Sérvia | março 2020

No dia 3 de março de 2020, na sede da DGEG de 2020 teve lugar uma visita institucional de especialistas do setor da eficiência energética da Republica da Sérvia a Portugal ,que compreendeu várias reuniões de trabalho com entidades nacionais do setor da energia no contexto do projeto “EU project Facility in Serbia, relativo a iniciativas de eficiência energética, tendo participado representantes do Ministério da Integração Europeia, Ministério das Minas e da Energia e da Agência Regional para o Desenvolvimento e Integração Europeia daquele país. A reunião foi organizada pela Direção de Serviços de Relações Institucionais e de Mercado em colaboração com a ADENE e contou com a participação de representantes da Direção de Serviços da Sustentabilidade Energética e da Divisão de Estudos, Investigação e Renováveis desta Direção Geral. Pela DGEG foi abordada a cooperação institucional no setor da energia, políticas de eficiência energética e o desempenho energético dos edifícios e a ADENE apresentou o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública. O chefe de delegação Sérvia manifestou particular interesse em desenvolver projetos conjuntos de eficiência energética com as autoridades portuguesas na área do desempenho energético dos edifícios com base na experiência de Portugal na regulamentação de edifícios energeticamente eficientes.