Hidrogénio

Hidrogénio

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Publicações DGEG na área do hidrogénio

O Hidrogénio no Sistema Energético Português - Desafios de integração (DGEG, 2018)

No primeiro capítulo, caracteriza-se sucintamente o sistema energético em Portugal, bem como o enquadramento disponível para o equacionamento de uma economia para o hidrogénio, nas perspetivas das iniciativas de política pública existentes e da estratégia em curso para a energia. No capítulo seguinte, faz-se uma abordagem de caráter sistémico no âmbito da produção e utilização do hidrogénio, na qual são descritas diferentes tecnologias e cadeias de valor e se assumem duas perspetivas complementares: os processos de conversão, e as cadeias de valor em função da aplicação final. No capítulo três, descreve-se o processo e apresentam-se os resultados da primeira análise às oportunidades e barreiras ao hidrogénio no âmbito do projeto, em colaboração com diferentes grupos de atores que podem afetar a economia do hidrogénio ou ser afetados por ela. O capítulo quatro aponta para a necessidade de soluções integradas intra- e intersetoriais de baixo carbono, bem como para a necessidade do planeamento estratégico e de um roteiro nacional que facilite o processo de inovação ao longo do tempo neste domínio. Por último, o capítulo cinco faz uma síntese do trabalho elaborado e apresenta um conjunto de conclusões e recomendações.

 
Integração do Hidrogénio nas cadeias de valor (DGEG, 2019)

A publicação tem como objetivos gerais: a) aprofundar a análise de cada cadeia de valor, incluindo a respetiva contribuição energética, económica e ambiental em cada configuração escolhida, e suas variantes, face aos segmentos de mercado e nichos que melhor correspondam às necessidades nacionais; e b) Apoiar o processo de tomada de decisão sobre esta trajetória tecnológica de natureza disruptiva, que requer evidência e discussão de base científica, técnica e económica.

No capítulo 1 define-se o âmbito e objetivos pretendidos ao abordar a integração do hidrogénio nas diferentes cadeias de valor em Portugal por forma a encontrar as configurações na cadeia de valor do hidrogénio mais sustentáveis em Portugal. No capítulo 2 introduz-se e contextualizam-se os desafios em curso, em particular com a integração das energias renováveis, a descarbonização da economia, a necessária sustentabilidade das soluções que darão resposta àqueles desafios, a importância da maturidade e disponibilidade da tecnologia no desenho daquelas soluções, e ainda as determinantes do desenvolvimento desta trajetória tecnológica. O capítulo 3 descreve a metodologia adotada na análise e avaliação das cadeias de valor para o hidrogénio. O capítulo 4 apresenta os resultados obtidos que englobam a análise energética, as eficiências energéticas e ambientais ao longo do ciclo de vida de cada solução e as análises de custos bem como dos aspetos sociais e de política pública associados. No capítulo 5 apresentam-se as conclusões retiradas sobre o método seguido, os resultados dos impactos avaliados e suas implicações e são apresentadas um conjunto de perspetivas futuras, seguidas de recomendações.

 
 
Roteiro e plano de ação para o Hidrogénio em Portugal (DGEG,2020)
“Este trabalho é, em primeiro lugar, uma sequência da reflexão e análise que a DGEG tem realizado neste domínio, através dos trabalhos “O Hidrogénio no Sistema Energético Português: Desafios de integração”, de 2018 e “Integração do Hidrogénio nas cadeias de valor”, publicado em 2019. Mas é, sobretudo, um contributo muito significativo e estruturado de uma visão amplamente participada que recolheu opiniões em reuniões, grupos de reflexão e fóruns, em que se apresentou e discutiu um conjunto vasto de abordagens e cenários sobre esta temática, cujos resultados se encontram reunidos e consolidados aqui.”