A DGEG

Unidade de Auditoria Interna

 

De acordo com o Plano de Prevenção do Riscos de Corrupção e Infrações Conexas 2021-2025 da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), procedeu-se à implementação da primeira medida, nomeadamente com a constituição da Unidade de Auditoria Interna (UAI) e aprovação do respetivo Estatuto através do Despacho nº 17/2022, de 7 de junho, do Diretor-Geral. A 3 de maio de 2023 foi nomeada a Equipa que constitui a UAI, através do Despacho nº 23/2023, do Diretor-Geral.

 

A Unidade de Auditoria Interna (UAI) da DGEG funcionará na dependência hierárquica direta do Diretor-Geral constituindo-se como o seu órgão de apoio à tomada de decisão, e reforçará o sistema de controlo interno ao nível da deteção de situações que, pela sua natureza e gravidade, podem provocar danos reputacionais à instituição e aos seus colaboradores.

 

A atividade da UAI será exercida de forma independente e objetiva de acordo com as orientações obrigatórias do Instituto de Auditorias Internas (The Institute of Internal Auditors - IIA), incluindo a definição de Auditoria Interna, o Código de Ética e de Conduta e as Normas Internacionais para Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas).

 

Ver o Plano de Atividades da unidade de Auditoria Interna, para o biénio 2023-2024 e 1ª Revisão.

 

Ver o Manual de Procedimentos da Unidade de Auditoria Interna.