Áreas Transversais
Tecnologias de Informação
À Direção de Serviços de Sistemas Informação e de Comunicação, abreviadamente designada por DSSIC, compete:
- No domínio das tecnologias de informação, comunicação e segurança digital:
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- Assegurar a implementação, desenvolvimento e operação de sistemas de informação e comunicação, de suporte aos diversos serviços da DGEG;
- Implementar políticas de atualização e manutenção dos sistemas existentes, garantindo uma resposta atempada e eficaz face às necessidades dos diversos serviços da DGEG, quer a nível central quer ao nível dos serviços descentralizados em Coimbra, Évora, Faro e Porto;
- Assegurar a implementação de uma arquitetura digitalizada para a desmaterialização e integração da informação dos serviços da DGEG;
- Promover e acompanhar a aplicação de medidas de modernização, inovação e qualidade na DGEG, designadamente, a simplificação administrativa, a desmaterialização procedimental e o acesso à informação;
o Coordenar a gestão, propor a atualização e novos desenvolvimentos da página eletrónica da DGEG e acompanhar do ponto de vista operacional a gestão de conteúdos do website da DGEG, apoiando as unidades orgânicas da DGEG neste domínio; - Apoiar os serviços da DGEG na interoperacionalidade dos sistemas e bases de dados residentes com sistemas e bases homólogos nas entidades do setor energético e ambiental, que interagem com as competências e atribuições da DGEG;
- Desenvolver e operacionalizar funcionalidades e aplicações, integradas e consistentes com os sistemas de informação existentes, garantindo a necessária interoperabilidade entre todas as funções integradas na arquitetura dos sistemas, bem como a necessária articulação com as restantes estruturas e utilizadores;
- Conceber, desenvolver e manter os sistemas de informação, sistemas de comunicação, conteúdos multimédia e aplicações informáticas, assegurando o apoio aos restantes serviços da DGEG;
- Assegurar a administração e gestão técnica das plataformas informáticas, audiovisuais e de comunicações, garantindo a sua operacionalidade e disponibilização de serviços estáveis e fiáveis;
- Definir e assegurar a aplicação de regras e normas de uso dos sistemas de informação e comunicação existentes, garantindo a segurança, confidencialidade e integridade das aplicações e meios envolvidos;
- Gerir e assegurar a operacionalização das infraestruturas de suporte aos sistemas informáticos da DGEG, incluindo as externas a este Ministério;
- Gerir as redes de comunicações e os centros telefónicos de atendimento ao público;
- Propor estudos e soluções de carácter transversal com vista à consolidação, operacionalização e controlo das redes de comunicações e segurança;
- Assegurar a definição e cumprimento das normas de segurança associados aos sistemas de informação da DGEG;
- Responder e mitigar eventuais ataques informáticos aos sistemas informáticos e de comunicação da DGEG;
- Analisar e avaliar o desempenho dos sistemas de informação, comunicação e as respetivas normas de segurança e propor o seu reforço, atualização ou substituição;
- Avaliar a procura de serviços digitais disponibilizados pela DGEG, incluindo os serviços de atendimento ao cliente e, tendo em conta as reclamações, o tráfego e a informação prestada pelos restantes serviços da DGEG, verificar a sua adequação à oferta em termos de qualidade de serviço, rapidez e segurança, propondo medidas de mitigação e resposta aos eventuais constrangimentos.