Geologia

Prospeção e Pesquisa de Águas Minerais Naturais
Exploração de Águas Minerais Naturais
Publicitação
Exploração de Águas de Nascente
Divulgação / Documentação

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Recursos Hidrogeológicos

Recursos Hidrogeológicos Imagem

Recursos Hidrogeológicos: Águas Minerais Naturais, Águas Mineroindustriais e Águas de Nascente.

 

Consignadas na legislação portuguesa como recurso geológico, as Águas Minerais Naturais, as Águas Mineroindustriais e as Águas de Nascente estão enquadradas pela Lei n.º 54/2015, de 22 de junho, que estabelece as bases do regime jurídico da revelação e do aproveitamento dos recursos geológicos existentes no território nacional.

 

As Águas Minerais Naturais e as Águas Mineroindustriais integram-se no domínio público do Estado, enquanto que as Águas de Nascente são objeto de propriedade privada.

 

As Águas Minerais Naturais têm que ter estabilidade físico-química ao longo do ano hidrológico, ao contrário das Águas de Nascente que podem apresentar uma variabilidade química sazonal, motivada por tempos de circulação no subsolo relativamente curtos. Assim, as Águas Minerais Naturais possuem uma circulação profunda, lenta, em que os fenómenos de interação água-rocha são, muitas vezes, da ordem das dezenas a milhares de anos, proporcionando águas com uma composição química bem definida e específica. Cada Água Mineral Natural tem, portanto, características próprias e únicas que resultam de um longo e complexo processo pelo qual passam, com numerosos e diversificados fatores intervenientes.

 

A DGEG é o órgão da Administração Pública responsável pelo conhecimento, conservação, valorização e qualificação destes recursos geológicos, garantindo a sustentabilidade económica, social e ambiental destes e obedecendo a vários princípios gerais descritos no artigo 4.º da Lei n.º 54/2015, de 22 de junho, dos quais se destaca a promoção do conhecimento científico dos recursos existentes, das suas formas de aproveitamento e da conveniente proteção dos recursos geológicos, com vista ao seu aproveitamento.

 

 

Competências da Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG)

 

 

Águas Minerais Naturais

Consulte aqui as Águas Minerais Naturais qualificadas em Portugal Continental.

Águas de Nascente

Consulte aqui as Águas de Nascente qualificadas em Portugal Continental.

Controlo Analítico

Consulte aqui toda a informação sobre o controlo analítico das águas minerais naturais e de nascente.