Recursos Hidrogeológicos

Projeto POSEUR - Hidrogenoma

 

Hidrogenoma - Estudo do microbismo natural das Águas Minerais Naturais

 

Código do projeto: POSEUR-03-2215-FC-000001

 

 

Descrição resumida do projeto:

 

Cerca de 80 Águas Minerais Naturais (AMN) do território nacional, usadas em termalismo e em engarrafamento, foram alvo de um estudo inovador durante dois anos e meio, com o intuito de alcançar novos contributos científicos sobre estes recursos do domínio público do Estado. A riqueza e o potencial hidromineral de Portugal, bem como a necessidade sentida, ao longo dos últimos anos, de estudar o microbismo natural destas águas, foram a motivação da DSRHG na criação de uma nova estratégia para o desenvolvimento do conhecimento das AMN como “um todo”, permitindo a sua valorização e exploração mais eficaz.

 

 

 

 

Este projeto multidisciplinar interliga as áreas da geologia, da físico-química e da biologia, sendo considerado desde o início, pela DSRHG, a ferramenta que proporcionará o avanço no aproveitamento destes recursos. As AMN foram, pela primeira vez, caracterizadas ao nível da sua composição microbiana, utilizando a metagenómica como nova abordagem de estudo. Esta metodologia permitiu identificar as comunidades microbianas presentes nestas águas com material genético único e potencial bioatividade, detetar a presença de microrganismos exclusivos como código hidrobiómico das mesmas, assim como isolar e caracterizar os microrganismos viáveis, para melhor entender os sistemas aquíferos como unidades biológicas dinâmicas.

 

 

 

O seminário organizado no Centro de Congressos de Lisboa, no passado dia 10 de dezembro de 2019, contou com 200 participantes, proporcionando o debate sobre o tema entre os concessionários, especialistas e o público em geral. Este evento constituiu um marco na história das AMN, o início de um capítulo, com a apresentação de um novo conceito: “Hidrobiogeoquímica”.

 

 

 

Para acompanhar o projeto e saber mais sobre Águas Minerais Naturais, consulte a plataforma Hidrogenoma.

 

 

 

 

 

 

 

Atividades desenvolvidas:

 

  • Definição de uma metodologia de estudo e planeamento das atividades ao longo de 2 anos e meio.

 

  • Análise metagenómica, por sequenciação de nova geração, de cerca de 80 águas minerais naturais.

 

  • Identificação de espécies exclusivas e eucariotas.

 

  • Isolamento e identificação de microrganismos viáveis, entre os quais novas espécies.

 

  • Realização do primeiro estudo do transcriptoma de águas minerais naturais para determinar a atividade metabólica indicativa.

 

  • Elaboração de 74 fichas individuais de caracterização geológica e do microbismo natural das águas analisadas.

 

  • Promoção e divulgação dos resultados obtidos entre especialistas e o público no geral.

 

Seminário de divulgação

Espreite como foi o evento e palestras organizadas no CCL no passado dia 10 de dezembro de 2019.

Plataforma digital Hidrogenoma

Consulte de forma iterativa toda a informação e resultados do projeto, pesquisando por água mineral natural.

Publicação Hidrogenoma

Está disponível o livro "Hidrogenoma - Uma Nova Visão Estratégica para as Águas Minerais Naturais" com a caracterização destas águas.