Enquadramento

Enquadramento

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Estatística


A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) é uma entidade com delegação de competências do Instituto Nacional de Estatística (INE) para a produção de estatísticas oficiais na área da energia e geologia, fazendo assim parte do Sistema Estatístico Nacional (SEN).

 

Despacho n.º 13284/2010 (2.ª série), de 18 de agosto

Protocolo de delegação de competências

 

Competências da DSPEE na vertente da estatística, tal como definidas no diploma orgânico da DGEG.

 

A DGEG organiza a informação estatística que produz e divulga em cada uma das suas áreas, por temas. Uma síntese/publicação pode aparecer em mais de um tema.

 

A informação é disponibilizada em ficheiros pdf e excel.

 

Pode consultar diversa informação produzida em matéria de Estatísticas da Energia.

 

A área da estatística tem ainda a responsabilidade de desenvolvimento, implementação e gestão/monitorização da página de internet “Preços de combustíveis Online” (www.precoscombustiveis.dgeg.pt)

 

Este portal visa disponibilizar online, informação ao público dos preços dos combustíveis rodoviários praticados em cada posto de abastecimento, bem como os elementos referentes à localização, serviços disponíveis e horários de funcionamento desse mesmo posto. Este portal permite ainda, apurar diariamente e de forma automática, os preços médios ponderados com as quantidades vendidas do ano anterior, para cada combustível comercializado, possibilitando à DGEG fazer os apuramentos estatísticos necessários não só para o cumprimento das obrigações de Portugal a nível nacional e internacional (Comissão Europeia e a Agência internacional de Energia) de reporte preços de venda ao público dos combustíveis rodoviários, mas também obter informação estatística que permita avaliar e apoiar a monitorização de políticas e medidas adotadas nesta área.

 

Contacto institucional: estatistica@dgeg.gov.pt