Publicações - Relatórios - Estudos
Portuguese Climate Data for Building Simulation
![]() |
Portuguese climate data for building simulation (2025)_update
DEIR Studies on the Portuguese Energy System 006.
Directorate-General for Energy and Geology, Divison of Research and Renewables, Lisbon, Portugal.
Third edition on June 11, 2025.
ISBN 978-972-8268-57-2.
A publicação «Portuguese Climate Data for Building Simulation - 2025 update» descreve o processo de construção, validação, e disponibilização da nova versão de dados climáticos a utilizar no Sistema Nacional de Certificação de Edifícios (SCE) - designadamente, Anos Meteorológicos Típicos para cada NUTS III. São dados horários de radiação solar, temperatura, humidade, e intensidade do vento, utilizados na simulação numérica de edifícios, mas valiosos também para simulações em outras áreas da engenharia. Irão substituir o anterior conjunto de dados climáticos do SCE, produzido em 2013. Um primeiro conjunto de dados foi preparado na DGEG em 2021, no entanto entretanto houve mudanças nos dados climáticos de base e na própria definição das NUTS III, pelo que foi necessário desenvolver estudos adicionais e proceder a uma revisão.
Portuguese Climate Data for Building Simulation (2021 first edition)
Este estudo descreve a metodologia de preparação, conteúdos, e processo de fornecimento dos Anos Meteorológicos Típicos (TMY – Typical Meteorological Year) que são utilizados obrigatoriamente no renovado Sistema Nacional de Certificação de Edifícios (SCE 2020), para fins de simulação energética dos edifícios e dos seus sistemas (incluindo AVAC e aproveitamento de energias renováveis).
Nesta edição do SCE os dados meteorológicos já não são baseados em processos estocásticos e estatísticos como em edições anteriores, mas sim em reanálises dos campos meteorológicos observados, disponíveis no sítio de Internet do Joint Research Center da Comissão Europeia, em Ispra.
Fornece-se uma descrição do processo de seleção dos TMY para o continente (para os arquipélagos do Atlântico, os TMY do SCE 2013 permanecem válidos).
Discute-se uma correção de elevação da temperatura desenvolvida para melhor considerar a variabilidade geográfica do clima, bem como uma correção relativa às alterações climáticas que é considerada necessária tendo em conta a longa vida útil dos edifícios.
Apresenta-se o esquema operacional para obter um TMY para um determinado local e apresenta-se a aplicação que foi desenvolvida para esse fim, a disponibilizar brevemente também nesta página de Internet.
