Recursos Geotérmicos

DGEG e Ordem dos Arquitetos promovem a Geotermia Superficial |  3 de dezembro de 2025

 

 

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), representada por Carla Lourenço, Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos e a Ordem dos Arquitetos (OA), representada por Pedro Novo, Presidente do Conselho Diretivo Regional de Lisboa e Vale do Tejo, assinaram um protocolo que reforça a integração de conhecimentos na instalação de sistemas geotérmicos superficiais, uma tecnologia renovável que contribui para a eficiência energética e para a descarbonização.

 

Este acordo tem como principais objetivos melhorar o conforto térmico e a eficiência do edifício sede da OA, divulgar boas práticas na utilização da geotermia e apoiar as metas do Plano Nacional Energia e Clima (PNEC).

 

A Geotermia Superficial é uma solução inovadora que utiliza a energia do subsolo para climatização, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e alinhando-se com o Pacto Ecológico Europeu. Trata-se de uma tecnologia que promove um futuro mais limpo e eficiente, com benefícios diretos para os edifícios e para a sustentabilidade.

 

O protocolo prevê ainda a realização de um estudo prévio para a instalação do sistema geotérmico no edifício sede da OA, marcando um passo importante na promoção desta tecnologia em Portugal.

 

 


Participação no Seminário de Geotermia da Universidade da Beira Interior |  10 e 11 de outubro de 2025

 

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) marcou presença no Seminário de Geotermia 2025 | Portuguese Geothermal Seminar 2025, realizado pela Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, numa iniciativa que assinala 25 anos de atividades da UBI no domínio da energia geotérmica. O evento, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), pelo Centro de Investigação GeoBioTec e pela Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA), através do seu Grupo de Trabalho de Geotermia Superficial (GTGS), reuniu investigadores, técnicos e entidades públicas e privadas para debater o papel da geotermia na transição energética nacional.

 

Em representação da DGEG, Carla Lourenço, da Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG), participou na sessão de abertura, onde destacou o compromisso da DGEG na promoção e dinamização da geotermia, visando um futuro energético mais sustentável e diversificado. Apresentou igualmente a comunicação intitulada “A Geotermia em Portugal continental e o seu Enquadramento Legislativo”, integrada na Sessão I: Geotermia – Aspetos Globais e Conceituais. A intervenção destacou a importância do enquadramento regulamentar e técnico para o aproveitamento sustentável dos recursos geotérmicos, sublinhando o papel da DGEG no desenvolvimento e acompanhamento deste setor estratégico.

 

O seminário, que contou ainda com uma visita técnica e sessões temáticas dedicadas às tecnologias emergentes e aos desafios futuros, será complementado pela publicação de um livro especial, em formato papel e e-book, com o prefácio de José Alcântara da Cruz, da DSRHG da DGEG. A obra será disponibilizada após o evento, constituindo um marco importante na divulgação do conhecimento em geotermia em Portugal continental.

 

Mais informações disponíveis em: https://www.ubi.pt/Entidade/geotermia2025

 


2.º Encontro da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental |  26 de setembro de 2025

 

A Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) realizou, no passado dia 26 de setembro de 2025, o seu 2.º Encontro, sob o tema “Cidades mais sustentáveis – das necessidades aos requisitos”, no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza. O evento reuniu especialistas e profissionais de diversas áreas para debater desafios e soluções ligadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

Entre os temas abordados destacaram-se as necessidades crescentes de habitação, os custos e desafios relacionados com a descontaminação de solos, a criação e utilização de bases de dados geotécnicos e o papel da geotermia superficial como recurso energético alternativo.

 

A Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos, Carla Lourenço, em representação da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) apresentou a comunicação “Enquadramento legal e plano estratégico para a geotermia”, integrando o Painel 2 | GT3 – Geotermia Superficial deste encontro. A sua intervenção teve como objetivo a reflexão em torno da valorização dos recursos geotérmicos em Portugal continental e o seu aproveitamento como fonte de energia renovável, sublinhando a importância de um quadro legal robusto e de estratégias que promovam a sua implementação em contexto urbano.

 

Além da comunicação técnica, Carla Lourenço fez parte da Mesa Redonda: “Tornar as cidades mais sustentáveis – necessidade ou requisito?”, que encerrou o evento. Este debate reuniu diferentes perspetivas sobre os caminhos a seguir para alcançar cidades mais resilientes, eficientes e equilibradas, colocando em discussão a urgência da sustentabilidade face às atuais exigências sociais, económicas e ambientais.

 

O 2.º Encontro da CPGA foi um espaço privilegiado de partilha de conhecimento e de construção de soluções para um futuro urbano mais sustentável em Portugal.

 


Seminário Técnico sobre Energia Geotérmica: Uma Aposto no Futuro |  23 de setembro de 2025

 

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) realizou, no dia 23 de setembro de 2025, o seminário técnico “Energia Geotérmica: uma aposta no futuro”, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O evento, organizado em parceria entre a Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG) e a Equipa de Comunicação, Conferências e Eventos (ECCE) da DGEG, reuniu especialistas, académicos, técnicos, empresas e profissionais para debater o potencial da geotermia na transição energética em Portugal.

 

O seminário teve início com a sessão de abertura, seguida do 1.º painel, que abordou temas fundamentais sobre a energia geotérmica, destacando-se as intervenções de Carla Lourenço (DGEG), com a comunicação “A importância da Energia Geotérmica | Uma aposta no futuro”, de João Barbosa (ATP) e de Pedro Cruz (Câmara Municipal de Monção). Após esta sessão decorreu um coffee break, com o apoio da Nutriva e Delta Cafés, proporcionando momentos de networking e troca de experiências entre os participantes.

 

No 2.º painel, foram apresentados projetos concretos e boas práticas na utilização da geotermia em Portugal continental, um mercado em forte crescimento. Evidenciou-se a apresentação do projeto geotérmico do Ombria Resort, por Cláudio Correia (Viceroy Ombria Algarve) e Pedro Madureira (Synege), seguida pelo projeto geotérmico da Nova IMS, apresentado por Alexandra Coutinho, Carlos Campos e João Sousa. O painel terminou com a comunicação da Estratégia para a Geotermia, por Carlota Duarte (DGEG).

 

O seminário concluiu-se com uma mesa-redonda, composta por representantes das Ordens dos Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitetos (João Sousa, Teresa Nogueira e Marco da Silva), com moderação de Carla Lourenço.

 

O evento constituiu uma oportunidade relevante de debate técnico e estratégico, promovendo a interação entre o setor público, académico e empresarial, e contou com o apoio institucional de Termas de Portugal, Água de Monfortinho, Nutriva, Delta Cafés, FEUP, OET e AO, tendo sido um sucesso entre participantes e organizadores.

 


Participação na Apresentação Pública da Carta Geotécnica de Lisboa | 18 de julho de 2025

 

No dia 18 de julho de 2025, a Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG) marcou presença na Apresentação Pública da Carta Geotécnica de Lisboa, integrada nas Jornadas ReSist 2025. O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, através da Academia Urbanismo LX, com o apoio do Departamento de Desenvolvimento e Formação, e em parceria com a Sociedade Portuguesa de Geotecnia e a Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental.

 

A sessão decorreu no Fórum Lisboa e contou com a participação da Diretora de Serviços, Carla Lourenço, que interveio na sessão de abertura em representação da DGEG. Na sua intervenção, destacou que a Carta Geotécnica de Lisboa constitui uma ferramenta fundamental para um desenvolvimento urbano mais rigoroso e sustentável, ao permitir antecipar e mitigar situações de natureza geotécnica e hidrogeológica que, muitas vezes, ocorrem por desconhecimento do subsolo.

 

Foi igualmente destacada a importância da existência de uma carta temática de Geotermia superficial, amplamente justificada pelo número crescente de projetos desta temática em curso no concelho de Lisboa. A iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa foi, por fim, reconhecida e saudada pela DSRHG.

 

Com esta participação, a DSRHG reafirma o seu compromisso com a produção e partilha de conhecimento técnico-científico, contribuindo ativamente para o ordenamento e valorização do território.

 

 

📄 Aceda aqui à Plataforma Carta Geotécnica.

 


Seminário Técnico sobre Energia Geotérmica | 27 de março de 2025

 

O seminário técnico Energia Geotérmica – Um Contributo para a Transição Energética, realizado no auditório do IAPMEI, foi um verdadeiro sucesso, reunindo 116 participantes num ambiente dinâmico e de grande partilha de conhecimento.

 

O evento contou com um público diversificado e multidisciplinar, incluindo representantes da academia (professores e estudantes), técnicos, engenheiros e arquitetos, o que reflete o interesse crescente por este tema.

 

O programa iniciou-se às 14h00 com a acreditação, seguido da sessão de abertura por Paulo Carmona, Diretor-Geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Ao longo da tarde, foram abordados temas fundamentais como a origem da geotermia, por Carla Lourenço (DGEG), a importância dos testes de resposta térmica, por Pedro Madureira (GEOGRADIENTE), soluções com bombas de calor geotérmicas, por Luís Coelho (Instituto Politécnico de Setúbal), um caso de estudo, por João Sousa (Ordem dos Engenheiros Técnicos), a condição “Net-Zero” na transição energética, por Paulo Partidário (DGEG), e o plano estratégico para a geotermia, por Luís Duarte Silva (DGEG). A todos os oradores, o nosso agradecimento pelo valioso contributo técnico e científico.

 

O intervalo incluiu um coffee break cuidado, que proporcionou momentos de informalidade e troca de ideias entre os participantes. A mesa redonda, que contou com a participação de todos os oradores e do Arq. Marco Silva em representação da Ordem dos Arquitectos, tal como a sessão de encerramento marcaram o final de uma jornada inspiradora e tecnicamente enriquecedora.

 

A DGEG agradece a todos os presentes pela participação ativa e entusiasmo demonstrado ao longo do seminário. Iniciativas como esta em muito contribuirão para o desenvolvimento desta tecnologia, que necessita de maior apoio para crescer e afirmar-se no contexto energético nacional.

 

 

 

As apresentações dos oradores estão disponíveis para consulta. Pode aceder às mesmas através dos seguintes links:

 

– Carla Lourenço (DGEG): Geotermia - O que esteve na origem
– Pedro Madureira (GEOGRADIENTE): A importância da Realização de Testes de Resposta Térmica
– Luís Coelho (IPS): Bombas de calor geotérmicas, uma solução eficiente
– João Sousa (OET): Sistemas Geotérmicos, Aplicações em Edifícios e na Indústria e Critérios de dimensionamento
– Paulo Partidário (DGEG): A condição ‘Net-Zero’ na transição energética: O que significa?
– Luís Duarte Silva (DGEG): Plano Estratégico para a Geotermia

 

 


Plano Estratégico para a Geotermia: Um Passo Rumo à Transição Energética | 17 de fevereiro de 2025

 

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) apresenta uma estratégia para o desenvolvimento da geotermia superficial, alinhada com as metas climáticas europeias e nacionais do Plano Nacional Energia Clima (PNEC). A geotermia surge como uma solução sustentável para a descarbonização da economia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a eficiência energética nos setores residencial, industrial, de serviços e agrícola.

 

Em 2020, um levantamento do potencial geotérmico das águas minerais naturais com temperaturas superiores a 25°C revelou que estes recursos continuam subaproveitados. A otimização da sua prospeção e exploração pode impulsionar a transição energética, contribuindo para aplicações como aquecimento, arrefecimento e produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS).

 

Para concretizar este objetivo, a DGEG definiu um Plano Estratégico para a Geotermia Superficial, estabelecendo ações que incentivam o aproveitamento sustentável desta fonte de energia. O documento está agora disponível para consulta e download, permitindo que todos os interessados conheçam as diretrizes para o desenvolvimento da geotermia superficial em Portugal continental.

 

 

📄 Aceda aqui ao Plano Estratégico para a Geotermia Superficial.

 


Participação no Seminário “Sistemas Geotérmicos à Escala Urbana” | 19 de julho de 2024

 

A DSRHG participou no seminário "Sistemas Geotérmicos à Escala Urbana: do Planeamento Estratégico à Execução" que ocorreu no Fórum Lisboa no dia 19 de julho, no âmbito do Projeto GeoSustained, que consiste na avaliação da sustentabilidade de sistemas geotérmicos superficiais para Lisboa e estudos de caraterização do comportamento térmico e termomecânico dos solos da cidade.

 

Esta ação de sensibilização das entidades envolvidas, especialistas e público no geral contou com sessões técnicas onde se abordaram as necessidades energéticas das cidades do futuro, o Contrato Climático da Cidade 2030, e planeamento estratégico e conceção dos sistemas geotérmicos.

 

O programa incluiu apresentações sobre sistemas geotérmicos de baixa entalpia e os desafios de implementação, bem como, a prospeção e avaliação de recursos geotérmicos. Falou-se sobre soluções integradas para a climatização de edifícios visando a neutralidade carbónica e, por último, foi exposto um estudo de caso sobre a sustentabilidade dos sistemas geotérmicos no Edifício Phoenix, abordando os aspetos arquitetónicos e de engenharia.

 

O evento terminou com uma sessão de perguntas e respostas, com a participação de Carla Lourenço e outros especialistas, ficando a ideia de que este projeto terá continuidade.

 

2022

Participação no workshop do Projeto GeoSustained - Geotermia superficial: perspetivas de aplicação em contexto urbano em Lisboa | 6 de dezembro de 2022 | Comunicação oral de Carla Lourenço: Recursos Geotérmicos Estratégia e Potencial de Utilização

Vídeo do workshop disponível aqui.

   

2021

Participação na cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra para o aproveitamento geotérmico em São Pedro do Sul | 22 de abril de 2021 | Promoção da energia geotérmica nas Termas de São Pedro do Sul.

Vídeo disponível aqui.

   

2019

Seminário de Geotermia | organizado pela FEUP, Porto| 30 de setembro e 1 de outubro de 2019 - apresentação Recursos Geotérmicos - estratégia e legislação de Carla Lourenço.

 

   

2019

VIII Jornadas APG - O novo paradigma energético: Introdução aos sistemas geotérmicos superficiais | FCUL, Lisboa | 20 e 21 de fevereiro de 2019 - apresentação Recursos Geotérmicos Superficiais - estratégia e projeto de legislação de Carla Lourenço.

   

2017

Seminário Internacional de Geotermia | S. Pedro do Sul | 13 de dezembro de 2017 - apresentação Potencial Geotérmico em Portugal Continental de Teresa Arriaga e Cunha e José Alcântara Cruz.