Depósitos Minerais (Minas)

Publicitação de Atribuição de Direitos

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Publicitação de Atribuição de Direitos

 

A DGEG, enquanto autoridade nacional no domínio dos recursos geológicos nos termos da respetiva orgânica (Decreto-Lei n.º 130/2014, de 29 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n. º 33/2016, de 28 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 69/2018, de 27 de agosto) prossegue atribuições relativas ao exercício de competências em matéria de atribuição de direitos de revelação e de aproveitamento de depósitos minerais, cujo regime jurídico consta da Lei n.º 54/2015, de 22 de junho, regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 30/2021, de 7 de maio, na sua redação atual.

 

Pedidos em Curso

A atribuição  de direitos de depósitos minerais (Avaliação prévia, Prospeção e pesquisa, Exploração experimental e Exploração) é precedida de publicitação nos termos da Lei. Neste enquadramento pode consultar os pedidos entrados na DGEG (incluindo os de alteração de área) que se encontram em fase de consulta publica ou que o procedimento de atribuição ainda esteja em curso nas  seguintes tabelas:

 

 

 

Procedimentos Concursais

Os procedimentos concursais para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa ou de concessão de exploração de depósitos minerais ao abrigo dos artigos 17.º e 18.º do Decreto-Lei n.º 30/2021, de 7 de maio, na sua atual redação, são precedidos de publicitação nos termos da lei.

 

 

Contratos em Vigor

Os Dashboard  seguintes ( ferramentas para informação e pesquisa) correspondem aos contratos de prospeção e pesquisa, de exploração experimental e de concessão de exploração atualmente em vigor. Disponibiliza-se ainda uma tabela pesquisável dos contratos em vigor.

 

 

 

 

 

Extinções (contratos extintos)

Disponibiliza-se uma tabela pesquisável dos contratos de prospeção e pesquisa, de exploração experimental e de concessão de exploração, já extintos, com acesso ao respetivo Aviso publicado no Diário da República.

 

 

 

 

Visualizador de Mapas

Pode consultar os mapas que a DGEG disponibiliza no âmbito dos Depósitos Minerais.