MIBGAS

MIBGAS

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

O MIBGAS Derivatives

A MIBGAS Derivatives é, desde janeiro de 2018, responsável pela negociação dos produtos de gás natural a prazo (futuros), spot de armazenagem subterrânea na Península Ibérica. A Península Ibérica passou a dispor, a partir dessa data, de uma plataforma para negociar estes produtos. A MIBGAS Derivatives disponibiliza inicialmente produtos de futuros com entrega física mensal (com um prazo de vencimento superior ao do mês seguinte), trimestral, semestral e anual.

 

Os produtos negociados pela MIBGAS Derivatives complementam a carteira de produtos de transferência de propriedade de gás natural oferecidos pelo Mercado Organizado do Gás, permitindo a separação entre o mercado regulado  (mercados spot e prompt) e o mercado a prazo (mercado de futuros). São igualmente oferecidos produtos de GNL nos tanques das unidades de regaseificação e de gás natural contido nas armazenagens subterrâneas.

 

A 14 de Novembro de 2017 as empresas MIBGAS Derivatives e OMIClear chegaram a um acordo de cooperação em que esta última seria responsável por fornecer os serviços de compensação e liquidação das transações realizadas no MIBGAS Derivatives.