Energias Renováveis e Sustentabilidade

Biomassa

Biomassa é a matéria orgânica, quer seja de origem vegetal quer animal, que pode ser utilizada como fonte de energia. A biomassa, depois do Sol, é uma das mais antigas fontes de energia, utilizada pelo Homem.

 

A biomassa tem origem na fotossíntese, através da qual os produtores primários fixam o CO2 da atmosfera, utilizando a energia da radiação solar e o transformam na matéria que compõe as plantas. Podemos considerar a biomassa como energia solar aprisionada.

 

As plantas são um produto directo da fotossíntese. Durante o processo da fotossíntese o Sol fornece, sob a forma de radiação, a energia de que as plantas necessitam para transformar a água, o dióxido de carbono e os minerais (nutrientes) em oxigénio e açúcares. Os açúcares são compostos de carbono, oxigénio e hidrogénio que fornecem energia ás plantas e aos animais que delas se alimentam. Os alimentos ricos em açúcar são uma boa fonte de energia.

 

Tipos de biomassa que são usados para fornecer energia:

 

  • Resíduos, incluindo-se nestes os resíduos florestais e os das indústrias da fileira florestal
  • Os resíduos agrícolas e das industrias agro-alimentares bem como os seus efluentes.
  • Excreta animal proveniente das explorações pecuárias
  • A fracção orgânica dos resíduos sólidos urbanos
  • Esgotos urbanos
  • Culturas energéticas incluindo as culturas de curta rotação.

 

Bioenergia

 

A Bioenergia é a energia  (calor, eletricidade e combustível inclusivé para transportes) obtida a partir da conversão da matéria orgânica, denominada de Biomassa que, segundo o Decreto Lei  nº 117/2010, de 25 de Outubro, é a fracção biodegradável de produtos, resíduos ou detritos de origem biológica provenientes da agricultura, incluindo substâncias de origem animal e vegetal, da exploração florestal e de indústrias afins, incluindo da pesca e da aquicultura, bem como a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos. 

 

A biomassa pode ser diretamente queimada para gerar calor e/ou eletricidade ou convertida em óleo ou gás para produção de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos que poderão ser usados como combustíveis em vários setores, incluindo os transportes.  

 

A Bioenergia é um recurso energético renovável e representa, presentemente, cerca de 11% do consumo de energia primária mundial constituindo o único recurso energético com carbono que se pode considerar emissor neutro de CO2.