Energias Renováveis e Sustentabilidade

SCE.ER

SCE.ER - Dados e cálculos para aproveitamento de Energias Renováveis em edifícios

 

O SCE.ER é o software a que se refere o Despacho DGEG nº 3156/2016, de 1 de março (alterado pelo Despacho n.º 3156/2016, de 23 de fevereiro e pelo Despacho n.º 10346/2018, de 22 de outubro). Implementa metodologias oficiais do Sistema de Certificação de Energética dos Edifícios (SCE), viz. Decreto-Lei nº118/2013 de 20 de agosto (alterado pelo Decreto-Lei n.º 68-A/2015, de 30 de abril, pelo Decreto-Lei n.º 194/2015, de 14 de setembro, pelo Decreto-Lei n.º 251/2015, de 25 de novembro, pelo Decreto-Lei n.º 28/2016, de 23 de junho, e pela Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto), com as Portarias e Despachos associados – cf. em particular os Despachos DGEG nº 15793/2013-F, de 3 de dezembro; nº 15793/2013-H de 3 de dezembro, alterado pelo Despacho n.º 3156/2016, de 1 de março; e nº 14985/2015, de 17 de dezembro. A energia produzida por sistemas solares térmicos ou fotovoltaicos no âmbito do SCE deve ser calculada através deste software.

 

DISPONIBILIZAÇÃO DE SOFTWARE

O software SCE.ER é disponibilizado gratuitamente pela DGEG: descarregue a versão 1.7.0 (10/01/2020). Está implementado em folhas de cálculo Microsoft Excel (com “macros”). A responsabilidade da DGEG limita-se apenas ao fornecimento do software; em particular não se estende ao seu uso, ou incapacidade de uso, e consequências, para quaisquer fins.

 

Pode consultar o histórico das atualizações deste software com as adições e melhoramentos que foram sendo introduzidos. Está também disponível um Guia de Utilização do software (versão actualizada em 10-01-2020).

 

A DGEG disponibiliza ainda o software SCE.CLIMA (v1.0) implementado em Microsoft Excel (com "macros"), que prepara os ficheiros climáticos de referência do SCE, ajustados para a altitude que se pretenda.

 

Para os assuntos relativos a este software é recomendado o correio renovaveis@dgeg.pt. Todos os pedidos de informação, comentários e solicitações são analisados, contudo nem sempre é possível à DGEG responder de imediato. Note-se que o Guia de Utilização já inclui resposta à grande maioria das dúvidas que têm sido enviadas à DGEG.

 

Como qualquer software o SCE.ER também tem "bugs" e limitações, de que se agradece a comunicação. No caso destes problemas serem impeditivos de uma aplicação a um caso específico, recomenda-se a adopção da solução no SCE.ER mais semelhante à pretendida (vd. também o Guia de Utilização).

 

BANCOS DE DADOS DE EQUIPAMENTOS

Os utilizadores podem adicionar os equipamentos que entendam aos bancos de dados de equipamentos do SCE.ER – evidentemente tendo em atenção a correcta transcrição dos dados de 'datasheets' técnicas. Em particular no caso da energia solar, recorda-se que para edifícios novos é necessário que os equipamentos a instalar sejam certificados. Os equipamentos de energia solar térmica com certificado actualmente válido (e os respectivos anexos técnicos) podem ser encontrados no website SolarKeymark. 

 

N.B. Em anos anteriores o software foi distribuído com bases de dados já com as definições de alguns dos equipamentos presentes no mercado.  Pretendia-se assim auxiliar a utilização do programa numa primeira fase. No entanto, e não obstante avisos explícitos de que a presença de um certo equipamento nessas bases de dados não correspondia a nenhuma exigência legal e não era requerida para a execução ou validade dos cálculos, tal foi assim interpretado por partes do mercado, pelo que se terminou esta prática.

 

SOFTWARE ALTERNATIVO

A legislação concede a possibilidade de utilização de software alternativo ao SCE.ER, que a DGEG valida seguindo os procedimentos estabelecidos no Despacho n.º 10346/2018, de 22 de outubro.

 

Software avaliado (actualizado em 19/08/2019):

 

- SOLTERM 5.3 (LNEG) - considerado não alternativo ao SCE.ER; consulte o Relatório respectivo.

- POLYSUN 11.1 (Vela Solaris / Critical Kinetics) - decorre a avaliação. 


Para auxiliar a preparação e teste de software alternativo ao SCE.ER disponibilizam-se os seguintes elementos relativos aos dados climáticos padronizados do SCE:

 

- os dados climáticos de referência por NUTS III (ficheiro "zip");

 

- o algoritmo de ajuste com a altitude dos dados climáticos de referência é descrito na publicação «Aguiar et al. (2013). Climatologia e Anos Meteorológicos de Referência para o Sistema Nacional de Certificação de Edifícios. Lisboa, LNEG, 2013, 55 p.» e refere-se apenas à temperatura ambiente T, não sendo necessário ajustar os dados de radiação solar horizontal G (global) e D (difusa);

 

- um código de implementação deste algoritmo em VBA (Visual Basic para Aplicações).