Financiamentos

Financiamentos

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Apoios na área da Energia

 

 

Atualmente existem diversos mecanismos de financiamento para os mais diversos setores. Estes instrumentos encontram-se alinhados com a promoção de uma política de desenvolvimento económico, social e territorial, com vista ao cumprimento das metas e objetivos nacionais em matéria de energia e clima.

 


São enunciados de seguida um conjunto dos principais mecanismos de financiamento existentes a nível nacional, com especial relevância aos de apoio a iniciativas relacionadas com a promoção de eficiência energética e que estão atualmente ao dispor de cidadãos, empresas e entidades públicas.

 

 

Fundo Ambiental

 


O Fundo Ambiental tem por finalidade o apoio a políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade, financiando entidades, atividades ou projetos enquadrados nestas matérias.

 

Para mais informações, por favor aceda aqui.

 

 


Fundo de Apoio à Inovação (FAI)

 


O FAI visa o apoio a projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, projetos de demonstração tecnológica nas áreas das energias renováveis e da eficiência energética e projetos de investimento em eficiência energética, estimulando parcerias entre empresas portuguesas e o sistema científico e tecnológico nacional.

 


Para mais informações, por favor aceda aqui.

 

 

Fundo de Eficiência Energética (FEE)

 


O FEE consiste num instrumento financeiro capaz de financiar os programas e medidas previstas no Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE), nomeadamente, através do apoio a projetos de cariz predominantemente tecnológico nas áreas dos transportes, residencial e serviços, indústria e setor público e do apoio a ações de cariz transversal indutoras da eficiência energética nas áreas dos comportamentos, fiscalidade e incentivos e financiamentos. O FEE pode ainda apoiar projetos não previstos no PNAEE mas que comprovadamente contribuam para a eficiência energética.

 


Para mais informações, por favor aceda aqui.

 

 

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)

 


O PO SEUR pretende contribuir especialmente na prioridade de crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes. A estratégia para o PO SEUR alude a uma perspetiva multidimensional da sustentabilidade assente em três pilares estratégicos que estão na origem dos três eixos de investimento do programa. Os apoios relacionados com a promoção da eficiência energética e das energias renováveis são mobilizados através do “Eixo I – Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os sectores”.

 


Para mais informações, por favor aceda aqui.

 

 

Programas Operacionais Regionais (PO Regionais)

 


Os PO Regionais de Portugal Continental e Regiões Autónomas mobilizam um conjunto alargado de apoios à promoção da eficiência energética e das energias renováveis nas respetivas regiões de atuação, sendo possível encontrar mais informações nos respetivos portais eletrónicos:

 

 

 

 

 

  • PO Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020): aceda aqui;

 

  • PO da Região Autónoma dos Açores (Açores 2020): aceda aqui;

 

  • PO da Região Autónoma da Madeira (Madeira 14-20): aceda aqui.

 

 

Outras informações relevantes

 


No portal eletrónico do Portugal Energia poderá encontrar informações adicionais relativas a um número mais alargado de mecanismos de financiamento Nacional e Europeu.

 


No portal eletrónico do ECO.AP poderá encontrar informações adicionais relativas a instrumentos financeiros para entidades públicas.