Infraestruturas de Gás Natural
Terminal de GNL de Sines

Pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 150/98, de 23 de Dezembro, foi cometida à concessionária Transgás a responsabilidade de promover a realização dos estudos de concepção e projecto, da construção e da exploração de um terminal de gás natural liquefeito (GNL).
Na sequência do desenvolvimento dos estudos técnicos e das negociações com diversas autoridades, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2000, de 15 de Junho, foi aprovada a localização da implantação do Terminal de GNL nos terrenos, terraplenos e molhes de protecção situados na área sob jurisdição da APS – Administração do Porto de Sines, ocupando uma área aproximada de 23 ha.
Sines foi escolhida, entre outras, pelas seguintes razões: menor impacte ambiental pela sua inserção num ambiente industrial, melhores características do porto (água profundas, natureza do canal de acesso, ventos dominantes, etc.) e melhores infra-estruturas portuárias e de apoio geral.
Características do Terminal de GNL de Sines
(Fich. PDF, 618 KB)