Instalações Petrolíferas
Refinarias
A Refinação em Portugal
O aparelho refinador nacional é constituído pelas refinarias de Sines e do Matosinhos, as quais asseguram cerca de 88% das necessidades de combustíveis petrolíferos do país. A sua capacidade de armazenagem assegura também grande parte das reservas nacionais.Ao nível da península ibérica, as duas refinarias representam cerca de 21% da capacidade de refinação (14,5 milhões de toneladas/ano de capacidade de destilação).Nos últimos anos, mercê de sucessivos projetos de reconfiguração processual, a Petrogal tem vindo a adequar o seu aparelho refinador não só à produção de combustíveis de acordo com as especificações ambientais, mas também ao alinhamento das suas instalações com as Melhores Técnicas Disponíveis.
Em termos genéricos:
A Refinaria de Sines tem atualmente instalada uma capacidade de refinação de 10,4 Mton/ano e produz essencialmente, por ordem decrescente, gasóleos, gasolinas, fuel, jet, GPL, betumes e enxofre pastilhado.
A Refinaria de Matosinhos tem instalada atualmente uma capacidade de refinação de 5,5 Mton/ano e produz uma gama diversificada de produtos refinados: gasolinas, gasóleos, GPL, nafta, fuel, óleos de base e óleos lubrificantes, parafinas, solventes e betumes.
Ambas as refinarias têm em curso projetos de reconversão com o objetivo de dotar os complexos refinadores com novas unidades de conversão de crude pesado, através da associação de unidades de craqueamento térmico e de hidro-craqueamento para a obtenção de “clean motor fuels, designadamente gasóleo de elevada qualidade ambiental e com excelente aptidão para utilização em motores de combustão interna.
A produção de gasóleo vai aumentar significativamente, à custa de umas redução acentuada na produção de fuelóleo, reajustando o perfil das refinarias às necessidades do mercado nacional.