Internacional

Internacional

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) é uma organização intergovernamental fundada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a 26 de janeiro de 2009, com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A IRENA apoia os países na transição para um futuro de energia sustentável e constitui uma plataforma de cooperação internacional, um centro de excelência e um repositório de dados e conhecimento sobre política, tecnologia, inovação, financiamento e investimento no âmbito das energias renováveis. A IRENA promove a adoção e uso sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo bioenergia, geotérmica, hidroelétrica, oceânica, solar e eólica, visando o desenvolvimento sustentável, o acesso à energia, a segurança energética e a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Com um mandato de países ao redor do mundo, a IRENA incentiva os governos a adotarem políticas facilitadoras para investimentos em energia renovável, fornece ferramentas práticas e consultoria política para acelerar a implementação de energia renovável e facilita o diálogo e a partilha de conhecimento e transferência de tecnologia para fornecer energia limpa e sustentável para a população mundial.
Os estatutos da IRENA estipulam que a adesão à Agência está aberta aos Estados que são membros das Nações Unidas e às organizações intergovernamentais regionais de integração económica, estando dispostos e ser capazes de agir em conformidade com os objetivos e atividades estabelecidos nos estatutos. Atualmente, a Agência é composta por 168 países e a União Europeia.

 

Mais informação aqui.

Poderá consultar a estrutura da IRENA aqui.

 


 

Reunião do Conselho da IRENA | outubro 2023

 

A 26ª reunião do Conselho da IRENA lugar a 19 e 20 de outubro de 2023, em Abu Dhabi, visando acelerar a implantação das energias renováveis e abordar questões fundamentais da transição energética que o mundo enfrenta atualmente. Foram discutidas as atividades da IRENA em consonância com a sua prioridade estratégica de facilitar a partilha e a cooperação entre os Estados membros, e analisados a proposta de programa de trabalho e orçamento para 2024-25 e o relatório anual da Agência para 2022-23, bem como outras questões administrativas. Tiveram lugar debates programáticos no âmbito das soluções de energia renovável nos sectores agroalimentar e da saúde, dos impactos socioeconómicos da transição energética e dos investimentos nas energias limpas. Bruno Sousa, Subdiretor Geral de Energia, integrou a delegação nacional que foi liderada pelo Embaixador Fernando Figueirinhas. Foram enaltecidos o compromisso e o posicionamento de Portugal na vanguarda da descarbonização e da transição energética, com foco na redução do uso de combustíveis fosseis, na diversificação das fontes de energia, na aceleração da implementação das renováveis, na promoção da eficiência energética, e no reforço das interligações de energia e incentivo ao investimento. Foto: IRENA

 

 

Reunião do Conselho da IRENA | maio 2023

 

A 25ª Reunião do Conselho da IRENA teve lugar a 23 e 24 de maio de 2023, em Abu Dhabi. Abordaram a agenda da energia e o desenvolvimento sustentável, o aumento da energia renovável, o financiamento da transição energética e os esforços de mitigação e adaptação. Foram apresentadas as conclusões do World Energy Transitions Outlook 2023.
O Diretor-Geral da IRENA, La Camera, relevou a colaboração entre países, a avaliação do progresso e identificação das ações necessárias para garantir que a Agência mantém a agilidade face às necessidades dos membros. Portugal fez-se representar pela Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, pelo Embaixador de PT em Abu Dhabi, Fernando Figueirinhas e Conselheiro Eduardo Bragança, e pela DGEG, Isabel Soares. Na sua intervenção, SEEC enalteceu a ambiciosa estratégia energética nacional, com foco na segurança do abastecimento, na gestão da rede elétrica, na mitigação dos impactos territoriais e no cumprimento da meta de 80% de energia renovável, até 2026. Destacou a importância da cooperação internacional e da parceria com a IRENA para acelerar a transição energética. Foto: Site da IRENA

Mais informações podem ser consultadas aqui.

 

 

Reunião da Assembleia da IRENA | janeiro de 2023

 

A 13ª Reunião da Assembleia e reuniões complementares da IRENA tiveram lugar de 13 a 15 de janeiro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. As sessões, dedicadas ao tema “Transição Energética Mundial - O Balanço Global”, reuniram representantes de governos e organizações multilaterais, atores privados, sociedade civil e convidados de alto nível, para avaliarem os progressos e traçarem uma agenda para acelerar a transição energética global. Portugal esteve representado pelo Embaixador Fernando Figueirinhas e o Conselheiro Eduardo Bragança e por representantes da DGEG. O Diretor-Geral da IRENA, La Camera, foi nomeado para 2º mandato e os membros aprovaram a Estratégia e programa de trabalho da IRENA para cinco anos, com foco nas mudanças sistémicas na energia e no acesso, e interação entre as renováveis, segurança e resiliência energéticas. Portugal foi eleito membro do Conselho da IRENA para o biénio 2023/2024 e, reafirmou o compromisso de cooperar ativamente com os países parceiros e a IRENA, na construção de um futuro energético seguro, sustentável e inclusivo.
Mais informações podem ser consultadas aqui