Internacional
2º SEMINÁRIO DE ENERGIA E CLIMA DA CPLP | outubro 2024
Agendado para 30 de outubro de 2024, na Cidade da Praia, Cabo Verde, o 2º Seminário de Energia e Clima da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) promete ser um marco no debate sobre a transição energética nos Estados-Membros da CPLP. Este evento reunirá membros do governo, representantes do setor financeiro e especialistas, proporcionando um espaço dinâmico para discutir o papel crucial dos mecanismos de financiamento climático na aceleração da transição energética.
Os participantes poderão explorar tópicos fundamentais, como a importância da banca nacional no financiamento de projetos energéticos, as perspetivas para a COP29 e as conclusões do G20 sobre a transição energética. Haverá também sessões dedicadas a casos práticos e mesas-redondas com a presença de Ministérios das Finanças de vários países da CPLP, focando em estratégias de mobilização de financiamento climático.
O Seminário, uma iniciativa do Governo de São Tomé e Príncipe, atual Presidente da CPLP, em parceria com a Comissão Temática de Energia dos Observadores Consultivos da CPLP, será coordenado pela ALER (Associação Lusófona de Energias Renováveis) e pela RELOP (Rede de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa), contando com a participação de importantes financiadores e investidores internacionais. Com um programa diversificado, este evento será uma oportunidade para reforçar a cooperação e o diálogo entre os países lusófonos, preparando-os para os desafios e oportunidades que a COP29 e a COP30 trarão no âmbito do financiamento climático e da transição energética.
Mais informações e programa aqui.
Abertura de vaga: Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA)- Centro de Inovação e Tecnologia, D-1 | setembro 2024
Encontra-se anunciado pelo secretariado da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), a abertura de vaga para o cargo de Diretor do Centro de Inovação e Tecnologia, D-1. O anúncio da abertura da vaga foi publicado no dia 19 de setembro de 2024. O exercício de funções será prestado na Alemanha, em Bonn.
Sublinha-se a importância do cumprimento, por parte dos candidatos, da data-limite constante no anúncio oficial para apresentação das candidaturas: dia 18 de outubro de 2024 (até à meia-noite, Abu Dhabi, hora local)
Para mais informações, nomeadamente, sobre o processo de candidatura consultar aqui
Portugal integra a nova Global Commission da AIE para uma Transição Justa
Portugal integra a recém-convocada Global Commission on People-Centred Clean Energy Transitions, organizada pela Agência Internacional de Energia (AIE), que por objetivo conceber e aplicar políticas que garantam a partilha ampla e equitativa dos benefícios das transições para as energias limpas, apoiando os decisores políticos na atribuição de prioridade à acessibilidade e à equidade.
A Comissão, co-presidida por Teresa Ribera, Vice-Primeira-Ministra de Espanha e Ministra para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, e Alexandre Silveira de Oliveira, Ministro das Minas e Energia do Brasil, inclui líderes de vários sectores, incluindo governos, organizações internacionais, trabalhadores, grupos indígenas, jovens e sociedade civil. Portugal é representado pela Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho.
A iniciativa foi anunciada pela primeira vez durante a Cimeira Global sobre Transições de Energia Limpa Centradas nas Pessoas, realizada na sede da AIE em abril de 2024. A AIE será o principal coordenador e órgão administrativo da Comissão, fornecendo análises e investigação, conforme necessário. A primeira reunião da Comissão terá lugar em outubro de 2024, na Reunião Ministerial do G20 sobre Transições Energéticas, em Foz do Iguaçu, no Brasil. As questões exploradas pela Comissão terão um lugar de destaque na agenda do G20 este ano e na COP30 no próximo ano, ambas sob a presidência do Brasil.